Prefeitura realiza vistorias para avaliar preservação do Rio Batalha

Por on 21 de maio de 2019

A Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Sagra), vistoriou, na quarta-feira (15), áreas rurais utilizadas por empresas na região do Rio Batalha para supervisionar a execução de práticas de conservação do solo.

Coordenada pelo engenheiro florestal e chefe de seção de recursos naturais da Sagra, Gabriel Motta, a visita aos locais supervisionados ocorreu em fazendas na Serra da Jacutinga, onde a empresa Bracell concentra a maior parte de sua plantação de eucalipto.

Na ocasião, a vistoria teve como objetivo verificar pontos de sensibilidade à erosão do solo, para junto aos técnicos realizar medidas preventivas e de correção para estancagem de processos erosivos. Foi observado, também, ações de manutenção de carreadores (estradas internas destinadas ao escoamento de madeira) e aceiros (faixas de terra entre plantações para evitar a propagação do fogo) por parte da empresa.

A Fazenda Santa Rita, um dos locais supervisionados, possui processos de erosão antigos devido à declividade acentuada e à ausência de práticas de preservação. Hoje, a Bracell é aliada na prática de conservação do solo e da manutenção de aceiros como prevenção a incêndios, para que, em caso dessa ocorrência, as vias possibilitem o acesso de caminhões pipa.

Mais uma medida para avaliar a preservação e evitar o assoreamento do Rio Batalha, a Sagra realizou também vistoria com a gerente de Meio Ambiente da Concessionária Auto Raposo Tavares (Cart), Thaís Pagotto, para apontamento de locais de erosão no Rio, ocasionada por falhas no lançamento das águas pluviais da Rodovia.

De acordo com o chefe de seção de recursos naturais da Sagra, Gabriel Motta, “além de todas as ações desenvolvidas pela SAGRA, como adequação de estradas, reflorestamento e terraceamento na Bacia do Batalha, visando a conservação do solo, o acompanhamento dos trabalhos dessas empresas promove uma supervisão nas práticas de conservação do sol

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Bauru

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Bauru

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Bauru


Comentários

Escreva um Comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios*



Current track
Title
Artist

Background