Primeiro reservatório metálico DAE irá aumentar abastecimento da Vila Falcão em mais de 3 milhões de litros de água

Por on 9 de dezembro de 2019

O Departamento de Água e Esgoto (DAE) vai implantar um novo reservatório de água na região da Vila Falcão com a tecnologia de aço parafusado ou sistema de dobra dupla em substituição do tradicional concreto armado. Essa será a primeira Unidade construída pela autarquia utilizando a tecnologia.

A estrutura desses tipos de Unidades se caracteriza pela qualidade e rapidez na montagem, já que as chapas de aço são fabricadas em ambiente industrial, ou seja, com maior controle, garantindo a qualidade dos elementos construtivos que compõem a estrutura do reservatório.

A tecnologia do reservatório metálico oferece vantagens se comparada às unidades convencionais. Esse tipo de construção leva cerca de 50 dias para ficar pronta, enquanto os reservatórios de concreto demoram, no mínimo, seis meses para serem finalizados, já que sua estrutura precisa ser feita no campo com mão-de-obra artesanal.

De acordo com o diretor de Produção do DAE, Heber Vieira, além de oferecer mais durabilidade, o novo sistema garante maior estanqueidade, inibindo possíveis infiltrações e corrosões, comumente observadas nos reservatórios de concreto. “Suas chapas são parafusadas ou dobradas entre si e nas emendas há um sistema de vedação que impede vazamentos. O custo de manutenção de um reservatório desses é baixo se comparado ao feito de concreto, uma vez que o revestimento vitrificado e o aço inoxidável não precisam de manutenções constantes”, avalia.

O reservatório terá capacidade para armazenar 3,5 milhões de litros de água, dobrando a capacidade de reservação na região da Vila Falcão. A abertura da licitação foi publicada no Diário Oficial de quinta (05) e o início das obras está previsto para o primeiro semestre de 2020.

Imagem ilustrativa – modelo de reservatório de aço vitrificado./ Foto: Divulgação/ Prefeitura de Bauru


Comentários

Escreva um Comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios*



Current track
Title
Artist

Background