Professor de relações internacionais avalia possíveis consequências de invasão russa à Ucrânia
Escrito por Gabriel Pelosi em 25/02/2022
A invasão russa à Ucrânia é considerado o maior ataque de um país europeu contra outro do mesmo continente desde a Segunda Guerra Mundial. Nesta sexta-feira, tropas comandadas por Vladmir Putin chegaram à capital ucraniana Kiev. O presidente russo justifica a ação militar para proteger separatistas no leste e ameaçou quem tentar interferir. A ONU pediu que ele recue e líderes de países europeus e dos Estados Unidos repudiam os ataques. Sobre o conflito, o repórter Gabriel Pelosi conversou com Bruno Pasquarelli, professor de relações internacionais do Unisagrado. Vamos ouvir.
Segundo Pasquarelli, a economia pode ser afetada com o aumento dos preços dos combustíveis e das commodities. Para ele, a guerra também pode agravar a crise humanitária dos refugiados.
Há cerca de 500 brasileiros na Ucrânia entre estudantes, jogadores de futebol, executivos de multinacionais e familiares de ucranianos. O ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto França, afirmou hoje que o governo só vai retirar brasileiros do País quando as condições forem consideradas seguras.
SAIBA MAIS: