Projeto Cemeia trabalha em ações para o Município Verde Azul

Escrito por em 18/01/2020

Desde que foi inaugurado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sagra) em novembro de 2019, a equipe do Cemeia tem se empenhado em fazer do Projeto um centro de referência de agricultura urbana sustentável. Agora, o Cemeia se articula para cumprir ações que compõem as diretivas ambientais avaliadas no Programa Município Verde Azul.

Nesta sexta-feira (17), os coordenadores do Cemeia, Guto Camargo e Caroline Capossi, receberam a interlocutora do Município Verde Azul e servidora da Secretaria de Meio Ambiente, Fernanda Cezário, para começar a traçar um plano de ações para que as ações desenvolvidas pelo Cemeia possam somar pontos no Programa estadual.

Com dois meses de inaugurado, o Cemeia tem se destacado pelas novidades implantadas. O local já trabalha com compostagem dos canteiros, aproveitando o que antes iria para o lixo e transformando em adubo, tem um hotel de insetos para ajudar na polinização das hortas e no controle natural de pragas, e está organizando um sementário. A ação do momento é garantir mais uma fonte de pontuação para a cidade no Município Verde Azul.

Município Verde Azul

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, o Programa Município Verde Azul tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental das cidades. O Programa estimula e auxilia as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável.

Para receber a certificação do Programa, o município é avaliado em dez diretivas ambientais: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

Em 2018 Bauru recebeu pela primeira vez o certificado do Programa Município VerdeAzul, com a pontuação de 86,61 e ficou na posição 26 entre 69 municípios certificados. Para receber a certificação a cidade precisa ter a pontuação acima de 80 pontos. No ano passado, Bauru recebeu a pré-certificação por ter cumprido, ainda no meio do ano, 40% das metas do Programa, a certificação referente a 2019 ainda não ocorreu.

Sobre o Projeto Cemeia

O Projeto Cemeia (Centro Municipal de Educação e Identificação de Plantas da Agricultura Urbana) faz parte do Programa Agricultura Urbana e é desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, em parceria com as Secretarias de Educação e Administração. A aposta do Projeto é trazer conhecimento para que as pessoas saibam de onde vem e como é cultivado o alimento que chega ao prato.

“Você conhece o pé de alface para consumo. Se a gente deixar passar daquele ponto, ele vai soltar uma florescência e você não vai saber o que é esse pé de alface. São essas curiosidades que vamos trazer para esse projeto, tudo trabalhado com sustentabilidade”, afirma Guto Camargo.

O Projeto é voltado para visitas monitoradas com crianças em fase escolar. Com rodas de conversas e atividades práticas, a ação leva a vivência da agricultura aos pequenos, por meio do cultivo de hortas e plantações.

Além de demonstrar e aproximar as pessoas do processo produtivo do alimento orgânico, o Cemeia também está aberto para auxiliar munícipes que queiram cultivar uma horta própria, mas que ainda não sabem por onde começar, que tipo de alimento plantar e como manter a horta.

Serviço
Cemeia
Local: Almoxarifado Centra da Prefeitura
Endereço: Av. Rodrigues Alves com Av. Hélio Pólice

Crédito: Prefeitura de Bauru/Divulgação


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



[Nenhuma estação de rádio na Base de dados]