Projeto Cemeia trabalha sustentabilidade no processo de cultivo da agricultura

Por on 8 de dezembro de 2019

Além de atuar como centro de referência de agricultura urbana e demonstrar à população que é possível plantar alimentos dentro da cidade, o projeto Cemeia agora dá um destino novo para o que iria para o lixo.

Durante o cultivo das hortas do Cemeia, o que antes seria descartado será reaproveitado, como restos vegetais e podas de árvores, por exemplo. Os materiais estão sendo triturados para que sejam utilizados como cobertura morta no processo de compostagem dos canteiros. O método, além de sustentável, melhora a estrutura do solo e diminui o gasto de água na irrigação, uma vez que o solo permanece úmido por mais tempo.

Sobre o Projeto

O Projeto Cemeia faz parte do Programa Agricultura Urbana e aposta em trazer conhecimento para que as pessoas saibam de onde vem e como é cultivado o alimento que chega ao prato.

“Você conhece o pé de alface para consumo. Se a gente deixar passar daquele ponto, ele vai soltar uma florescência e você não vai saber o que é esse pé de alface. São essas curiosidades que vamos trazer para esse projeto, tudo trabalhado com sustentabilidade”, afirma Guto Camargo.

O projeto é voltado para visitas monitoradas com crianças em fase escolar. Com rodas de conversas e atividades práticas, a ação leva a vivência da agricultura aos pequenos, por meio do cultivo de hortas e plantações.

Além de demonstrar e aproximar as pessoas do processo produtivo do alimento orgânico, o Cemeia também está aberto para auxiliar munícipes que queiram cultivar uma horta própria, mas que ainda não sabem por onde começar, que tipo de alimento plantar e como manter a horta.

“A pessoa vem buscar informação e a gente estará aqui. Por exemplo, se você disser que quer plantar cebolinha, se seu local de cultivo não for adequado, vamos dar outras sugestões, pensaremos juntos”, diz Caroline Capossi, servidora da Secretaria de Educação e responsável pelo Cemeia.

Crédito: Divulgação


Comentários

Escreva um Comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios*



Current track
Title
Artist

Background