Quase 900 reeducandos não retornaram da saidinha de Natal
Escrito por Emerson Luiz em 10/01/2021
Dos 33.563 presos que deixaram as unidades prisionais do Estado de São Paulo, para a ‘saidinha de Natal’, 885 sentenciados não retornaram. O número representa 2,64% do total de reeducandos que deveriam ter retornado no dia 5 de janeiro.
Antes da liberação dos reeducandos, o Ministério Público de São Paulo enviou ofício às autoridades do governo estadual, pedindo explicações sobre a saída temporária dos presidiários para as festas de fim de ano, em razão do agravamento da pandemia do novo coronavírus. Cópias do documento, foram encaminhadas à SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) e ao corregedor-geral de Justiça de São Paulo.
No sábado, o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Penitenciário do Estado, o SIFUSPESP, divulgou materia informando a suspensão da visitação no Centro de Detenção Provisória(CDP) de São José do Rio Preto, em virtude de um surto de Covid-19 entre os detentos. De acordo com a SAP, a Penitenciária I de Itapetininga também não teve permissão para visitas neste fim de semana, e segundo informações apuradas pelo SIFUSPESP, o motivo é o mesmo de Rio Preto.
De acordo com os números divulgados, 173 detentos das unidades prisionais de Bauru, não retornaram e, são oficialmente, foragidos da justiça.