Queda do Muro de Berlim completa 30 anos

Por on 9 de novembro de 2019

Fonte: Portal G1

Há 30 anos, caía o Muro de Berlim, ícone da divisão mundial entre socialismo e capitalismo na chamada Guerra Fria. Os 155 quilômetros de barreira de concreto que ficou conhecida como “muro da vergonha”, foram levantados em agosto de 1961, e contornavam toda a Berlim Ocidental, formando uma ilha capitalista dentro da Alemanha socialista.

O muro sobreviveu por 28 anos, dois meses e 26 dias. Sua existência começou a se desenhar com a derrota da Alemanha na 2ª Guerra Mundial, em 1945, quando o território alemão foi dividido em duas partes: a Alemanha Ocidental, ocupada por forças de EUA, Reino Unido e França, e a Alemanha Oriental, que ficou sob a tutela da União Soviética.

A construção do muro foi uma iniciativa da República Democrática Alemã, o lado socialista, por causa das constantes fugas de moradores da parte oriental para a ocidental. Em média, 2 mil pessoas passavam para o lado capitalista todos os dias. Foram mais de 2 milhões de fugas desde a criação da RDA.

A construção repentina pegou os alemães de surpresa. Em uma noite, toda a extensão da fronteira foi fechada com arame farpado, que depois deu lugar a uma estrutura de concreto de 3,6 metros de altura vigiada por soldados.
A construção marcou o início de uma série de restrições severas aos alemães orientais. Eles não podiam mais cruzar a fronteira, nem para visitas rápidas. Famílias foram separadas e as tentativas de fuga foram duramente reprimidas, deixando dezenas de mortos.

O muro caiu na noite de 9 de novembro de 1989, após semanas de mobilizações populares na Alemanha Oriental. A população fez uma grande festa e arrancou com as próprias mãos partes da barreira que a oprimia há tantos anos.
A reunificação do país veio em seguida, em 3 de outubro de 1990. A Alemanha, no entanto, segue marcada em diversos aspectos pela divisão de três décadas.


Comentários

Escreva um Comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios*



Current track
Title
Artist

Background