Saúde inaugura Ambulatório de assistência em Saúde à travestis e transexuais

Escrito por em 13/11/2020

A Prefeitura Municipal inaugurou na última quinta-feira o Ambulatório de Assistência a Saúde de Pacientes Travestis e Transexuais de Bauru. O serviço passa a ser oferecido a partir da próxima segunda-feira (16), com atendimento de saúde especializado a pessoas travestis e transexuais da cidade. O Ambulatório funcionará no Centro de Testagem e Aconselhamento, toda segunda-feira das 17h às 21h horas. Além da avaliação e acompanhamento à saúde destes pacientes, haverá o fluxo de atendimento ginecológico, urológico e psiquiátrico a usuárias que necessitarem.

O Secretário de Saúde Dr. Sérgio Henrique Antonio relata que mesmo com a Covid-19 o ambulatório hoje é uma realidade. “Não é só para tratamento hormonal, mas de assistência à saúde. Um atendimento clínico com dignidade, humanizado e acima de tudo acolhedor. Hoje estão tendo um lugar que deveriam ter a muito tempo”, enfatiza.

O serviço também terá condições de atender àquelas que querem ou necessitam realizar o tratamento de hormonioterapia, proporcionando segurança, já que muitos fazem uso de hormônios sem acompanhamento médico adequado. Além dos atendimentos, o município fará uma relação de medicamentos hormonais que serão disponibilizados para este público de acordo com a avaliação e critério médico a cada caso.

O atual corregedor-geral da Prefeitura de Bauru Leandro Lopes foi o responsável pelo requerimento do ambulatório, protocolado em 26 de janeiro de 2017 em alusão ao Dia de Combate à Transfobia. A iniciativa também teve o apoio da Associação Bauru pela Diversidade, do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual (Conselho Gestor do CTA) e da Comissão da Diversidade Sexual da OAB.

No evento, além das entidades citadas, foram lembradas outras pessoas que batalharam pela implantação do serviço, entre elas, o vereador Markinho Souza, os secretários de Cultura Rick Ferreira e do Bem-Estar Social, José Carlos Augusto Fernandes e a presidente da Comissão Diversidade Sexual OAB de Bauru, Tailyse Zagatto. A unidade foi dedicada à Pietra e Luana, ativistas dos direitos humanos e da diversidade sexual no município.

O Centro de Testagem e Aconselhamento fica na rua Quinze de Novembro, nº 3-36, no Centro.


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]