Sem vacina, Doria anuncia plano para imunizar crianças de 5 a 11 anos

Escrito por em 05/01/2022

O governo do estado de São Paulo anunciou hoje (5) o plano de vacinar todas as crianças de 5 a 11 anos no estado em três semanas com pelo menos uma dose. Segundo o governador João Doria (PSDB), o estado tem capacidade de aplicar 250 mil imunizantes em crianças por dia.

Ainda de acordo com Doria, a vacinação das 4,3 milhões de pessoas desta faixa etária já poderia começar “imediatamente”, mas depende da liberação das vacinas da Pfizer, compradas pelo Ministério da Saúde.

A vacinação deste grupo, com este imunizante, foi autorizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em 16 de dezembro, mas o governo federal abriu consulta pública sobre o tema e vem protelando o início da campanha

O Ministério da Saúde defende a obrigatoriedade de prescrição médica para a vacinação desta parcela da população. Mas, segundo a secretária extraordinária de enfrentamento à covid-19 do ministério, Rosana Leite de Melo, a maioria dos participantes da consulta pública rejeitou a proposta, assim como médicos e secretários de Saúde.

Segundo Doria, todo o contingente receberia pelo menos uma dose em até três semanas.

O plano estadual prevê:

1- Assim que as doses forem enviadas, a vacinação deverá ser iniciada com as 850 mil crianças com comorbidades, quilombolas e indígenas.

2- Depois, escalonadas por idade.

O governo garante que já foram adquiridas 4,5 milhões de seringas e o mesmo número de agulhas específicas para a aplicação nas crianças, além de carteiras de vacinação para este público.

A imunização poderá ser feita nos mais de 5,2 mil pontos de vacinação do estado e nas escolas da rede pública, em parceria com a Secretaria de Educação e municípios. Segundo Doria, 225 escolas já foram cadastradas para aplicação.

Fonte: UOL, São Paulo

Foto: Divulgação/Governo Estado de SP


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



[Nenhuma estação de rádio na Base de dados]