Teatro independente de Bauru é atração do FACE

Escrito por em 10/11/2020

Hamm e Clov estão presos em um abrigo à beira-mar. Onde tudo é espera, resta o absurdo e o desconforto. Hamm, uma artista fracassado, está cego e paralítico. Clov, seu serviçal, por conta de uma doença, não consegue mais sentar, mantém-se sempre de pé. Juntos espiam o que restou do mundo. O texto Fim de Partida, de Samuel Beckett (1906-1989), dramaturgo e escritor irlândes, ganha releitura feita por artistas bauruenses na noite desta quarta-feira (11/11), na programação do 9º Festival de Artes Cênicas de Bauru.

O espetáculo Jogada Final é uma realização da InérCia de Teatro (Bauru-SP) e será executado ao vivo, às 20 horas, no palco do Espaço Protótipo, com transmissão no canal oficial do festival do Youtube (FACE Bauru). A encenação, concebida com fidelidade ao texto, conta com um cenário simples, beirando a neutralidade. O foco está na caracterização dos personagens, interpretados pelos atores Giovanni Alberti e Thalles Checheto, cuja maquiagem e figurinos formam uma composição caricata que dialoga com o absurdo da cena.

O texto é cíclico, e dá voltas em si mesmo, tornando a repetição um mote para o jogo entre os atores e o ritmo dos diálogos, entremeados de silêncios, reforçando a sensação de uma eclusa existente entre estes seres colocados numa situação em que suas esperanças foram abandonadas.

Sobre a InérCia de Teatro

O grupo InérCia surgiu com este espetáculo desenvolvido em 2019 a partir do processo formativo denominado Experimento 9, orientado por Fábio Valério, do grupo teatral bauruense Protótipo Tópico. A pesquisa parte de uma instigação recebida pelos integrantes dessa ação, cuja preocupação era explorar o treinamento e a preparação do ator para a cena. Durante esse processo, foi dado início a uma pesquisa sobre o teatro do absurdo e a obra dramática de Samuel Beckett, que possibilitou que os participantes concebessem o espetáculo, incluindo a produção dos figurinos e objetos de cenografia.

Com esse trabalho, até então denominado Fim de Partida, o grupo encerrou a Mostra Beckett, evento realizado pelos integrantes do Experimento 9, em que foram apresentadas diversas cenas inspiradas nas peças deste mesmo autor.

Desde então, a InérCia de Teatro desvinculou-se do Experimento e prosseguiu de maneira independente, participando da 19ª Mostra de Teatro Paulo Neves com uma apresentação no Teatro Municipal de Bauru (SP), e sendo contemplado pelo Festival Viva Cultura, pela Secretaria de Cultura de Bauru (SP). O espetáculo então passou por algumas mudanças desde a sua estreia, que fora feita na íntegra, tornando-o assim como será apresentado na noite desta quarta-feira (11/11) dentro da programação do 9º Festival de Artes Cênicas de Bauru.

Serviço

A peça Jogada Final será transmitida ao vivo pelo canal do FACE no YouTube na quarta-feira (11/11), às 20h. No site do evento, o público poderá se cadastrar para receber um aviso pelo WhatsApp meia hora antes das apresentações, ou enviar uma mensagem direto para 14 99748-6972.


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]