Uso de redes sociais pode causar depressão e solidão

Por on 10 de novembro de 2018

Pela primeira vez, uma pesquisa da Universidade da Pensilvânia, baseada em dados experimentais, conecta o Facebook, Snapchat e o uso do Instagram à diminuição do bem-estar.

Cada um dos 143 participantes respondeu um questionário sobre humor e bem-estar . A pesquisa também coletou dados de uso rastreados pelos iPhones. Com esses dados em mãos, a psicóloga Melissa G. Hunt analisou medidas de desfecho, incluindo medo de estar perdendo algo, ansiedade, depressão e solidão.

O estudo mostra que usar menos redes sociais levaria a reduções significativas tanto na depressão quanto na solidão.

Melissa Hunt salienta que as descobertas não sugerem que os jovens de 18 a 22 anos parem completamente de usar as redes. O importante é limitar o tempo de tela nesses aplicativos.

A pesquisadora explica que algumas das publicações nas redes sociais sugerem que há uma enorme quantidade de comparação social. Quando você olha para a vida de outras pessoas, é fácil concluir que a vida de todos é mais legal ou melhor que a sua.

Embora o estudo não tenha determinado o tempo ideal que os usuários devem gastar nessas plataformas Hunt acrescenta que essas ferramentas vieram para ficar, então cabe à você descobrir como usá-las de maneira a limitar os efeitos prejudiciais.

Diante dessa pesquisa fica a dica: desligue um pouco seu celular e fique mais com as pessoas da sua vida.

FONTE: G1

Foto: Reprodução/www.sbie.com.br


Comentários

Escreva um Comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios*



Current track
Title
Artist

Background