Vacinação de pessoas com Síndrome de Down, transplantados ou que fazem hemodiálise começa na segunda

Escrito por em 09/05/2021

A Secretaria de Saúde vai começar a vacinação contra a Covid-19 para as pessoas com Síndrome de Down, pessoas que fizeram transplante, ou que possuem doença renal crônica e passam por tratamento de hemodiálise. A aplicação da primeira dose a estes públicos em Bauru terá início nesta segunda-feira (10), em sistemas distintos – confira abaixo como fica.

A vacinação destes públicos foi liberada pelo governo estadual, seguindo o Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde. Nesta etapa, a Prefeitura de Bauru receberá doses da vacina AstraZeneca/Oxford, com volume suficiente para o total de pessoas que tomarão a vacina.

SÍNDROME DE DOWN
A vacinação das pessoas com Síndrome de Down entre 18 e 59 anos ocorrerá nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF), a partir desta segunda-feira, das 10h às 12h. A pessoa deve levar RG, CPF e comprovante de residência. Antes, é necessário o agendamento no site da Prefeitura de Bauru (www.bauru.sp.gov.br/agendamentovacinas), liberado no final da tarde deste sábado (8).

TRANSPLANTADOS
As pessoas que passaram por algum transplante de órgão sólido e usam medicamentos imunossupressores, de 18 a 59 anos, também começam a receber a vacina a partir de segunda-feira, nas UBSs e USFs, das 10h às 12h, devendo apresentar RG, CPF, comprovante de residência, e documento que comprove a condição de transplantado.

Seguindo recomendação do Estado, é sugerida a apresentação de receita médica do medicamento imunossupressor em utilização pelo paciente. Antes, deve fazer o agendamento no site de Prefeitura de Bauru, também liberado neste sábado.

Em Bauru, são estimadas 532 pessoas com Síndrome de Down ou que fizeram algum transplante de órgão, e que poderão tomar a vacina a partir de segunda-feira.

RENAIS CRÔNICOS QUE FAZEM HEMODIÁLISE

Os pacientes renais crônicos que fazem hemodiálise, de 18 a 59 anos, receberão a vacina em seus locais de tratamento. Em Bauru, são 575 pessoas nesta condição.

AGENDAMENTO PARA GESTANTES COM COMORBIDADE

As gestantes e puérperas com comorbidades, com idade superior a 18 anos, receberão a vacina a partir de terça-feira (11), das 8h às 16h, na Casa da Mulher. São estimadas 732 mulheres nesta condição em Bauru. O agendamento começará neste domingo (9), no site da Prefeitura de Bauru. Devem ser apresentados RG, CPF, comprovante de residência e carta ou laudo médico comprovando a comorbidade. No caso das gestantes, deve ser levada ainda a carteirinha de pré-natal, e para as puérperas, a certidão de nascimento da criança.

NOVOS PÚBLICOS NESTA SEMANA

A Prefeitura de Bauru vai divulgar, nos próximos dias, como será a vacinação dos novos públicos autorizados pelo Estado para receber a primeira dose. Segundo o calendário do governo estadual, além das gestantes e puérperas com comorbidade, as pessoas com deficiência permanente de 55 a 59 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) começarão a tomar a primeira dose na terça-feira (11).

Já as pessoas com 55 a 59 anos com comorbidade receberão a vacina a partir de quarta-feira (12), e as pessoas com 50 a 54 anos com comorbidade receberão a primeira dose a partir de sexta-feira (14). Os detalhes para todos estes públicos vão ser divulgados nos próximos dias.

IDOSOS

Os idosos com 60 anos completos ou mais que ainda não receberam a primeira dose podem fazer o agendamento, para tomar a vacina de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h, nas UBSs e USFs. A segunda dose aos idosos é aplicada também com agendamento, de segunda a sexta-feira, das 13h às 16h, por enquanto para pessoas com 68 anos ou mais.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



[Nenhuma estação de rádio na Base de dados]