Vagas para a segunda dose das vacinas da Covid-19 seguem abertas

Escrito por em 28/09/2021

A Secretaria de Saúde informa que segue com vagas abertas para a aplicação da segunda dose das vacinas da Covid-19 nesta semana. Também seguem disponíveis as vagas para a terceira dose de idosos com 70 anos ou mais e pessoas imunossuprimidas, até sexta-feira (01/10). Antes, é obrigatório o agendamento no site da Prefeitura de Bauru, ou no banner destacado em vermelho no site.

SEGUNDA DOSE

A aplicação da segunda dose é realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF). A vacina da Pfizer/BionTech está com o prazo da segunda dose reduzido. Na semana passada, o período mínimo mudou de 84 para 56 dias. Portanto, todas as pessoas que tomaram a primeira dose até o início de agosto já podem tomar a segunda dose.

Já a segunda dose da vacina da AstraZeneca/Oxford segue com o prazo de 84 dias, e a vacina Coronavac de 28 dias após a primeira dose. A Secretaria de Saúde lembra que é necessário tomar as duas doses para ter a imunização completa. Na unidade de saúde, a pessoa deve apresentar RG, CPF, comprovante de residência e o cartão com a aplicação da primeira dose da vacina.

DOSE ADICIONAL

A dose adicional para idosos com 70 anos ou mais é aplicada nas unidades de saúde e no Promai, e deve ser tomada por idosos que receberam a segunda dose há 180, portanto há mais de seis meses – até março deste ano.

Já a dose adicional para imunossuprimidos é aplicada nas unidades de saúde, e deve ser tomada 28 dias ou mais após a segunda dose ou a dose única da Janssen. São consideradas pessoas imunossuprimidas aquelas com imunodeficiência primária grave, que estão tratamento de quimioterapia, transplantados de órgãos sólidos que usam medicamentos imunossupressores, pessoas com HIV/Aids, pacientes em hemodiálise, pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas, e pessoas que tomam corticóide em quantidade igual ou superior a 20 mg por dia.

Para tomar a dose adicional, é obrigatório apresentar RG, CPF, comprovante de residência, e o cartão com a aplicação das duas primeiras doses. No caso dos imunossuprimidos, deve ser mostrado algum documento com a comprovação desta condição de saúde.

Por fim, as vagas para a primeira dose de adolescentes entre 12 e 17 anos e ainda da primeira dose para pessoas com 18 anos ou mais estão esgotadas nesta semana. As pessoas que estão com vaga marcada devem comparecer e receber a vacina, e aquelas que ainda não conseguiram vaga devem aguardar a nova abertura do agendamento. A Prefeitura de Bauru vai informar em seu site e redes oficiais quando as vagas forem abertas.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



[Nenhuma estação de rádio na Base de dados]