“VAR” NA EUROPA E AQUI
Por Paulo Sergio Simonetti on 30 de setembro de 2019
Os árbitros brasileiros ainda não aprenderam a lidar por aqui com os recursos tecnológicos do VAR. Precisamos nos mirar na Europa. Na Alemanha o VAR já está funcionando até na Segunda Divisão. Na Inglaterra também. Na Bundesliga está sendo usado desde 2017 e com êxito.
Aqui no Brasil em muitos jogos são observados erros de arbitragem de campo, exagero nas decisões dos juízes do VAR e muita demora para tomar decisões durante o jogo.
Essas interrupções tiram o ritmo da competição e muitas decisões não correspondem plenamente, independente das torcidas de cada clube. O jogo para, a torcida esfria e se irrita, os jogadores ficam azucrinando o árbitro, etc.
Trata-se de uma nova tecnologia, que aqui no Brasil precisa evoluir e se aperfeiçoar, mas também não pode se transformar em transtorno e frustrações.
Anular gol por dois centímetros, ou porque a bola bateu na mão do atacante, que caiu porque foi atropelado pelo zagueiro adversário, e outras ocorrências similares, tiram o colorido do futebol e também vão desconstruindo a autoridade e competência do árbitro de campo.

Foto: Flickr / CBF – Reprodução Agência Brasil