Vereador diz que número de mortes por dengue no ano passado foi bem menor que o divulgado

Escrito por em 05/02/2020

Durante o uso da tribuna da Câmara, na primeira sessão legislativa do ano, o vereador Ricardo Cabelo, fez uma grave denúncia relacionada ao surto de dengue registrado em Bauru, no ano passado.
O vereador disse ter recebido informações de dentro da Secretaria de Saúde, de que o número de mortes por dengue na cidade no ano passado, foi bem menor que o divulgado pelo Município.

No ano passado, Bauru registrou mais de 26 mil casos autóctones de dengue, contra 241 em 2018.
No País, de acordo com o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, foram notificados mais de um milhão e meio de casos de dengue, no ano passado, com 754 mortes confirmadas.

Resposta
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, informa que os 39 óbitos relacionados à Dengue, apontados em 2019, foram confirmados por exames laboratoriais pelo Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo. Todos os óbitos foram validados pela Secretaria Estadual de Saúde e também pela equipe do Ministério da Saúde. Com relação ao medicamento Dipirona, citado pela reportagem, durante toda a epidemia houve um aumento do consumo, uma vez que este medicamento faz parte do protocolo de atendimento aos pacientes com suspeita de dengue.
A Secretaria informa ainda que toda a aquisição de medicação e insumos durante a epidemia foi realizada dentro dos trâmites legais estabelecidos. As denúncias relativas à manutenção de frota foram encaminhadas ao Ministério Público Estadual e à Corregedoria Geral do Município para abertura de sindicância e demais medidas cabíveis.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



[Nenhuma estação de rádio na Base de dados]