Você conhece a diferença entre burnout, estresse e depressão?

Por on 30 de maio de 2019

Burnout, depressão e estresse são problemas de saúde específicos. Apesar de terem sintomas semelhantes, as três condições são tratadas de maneira distinta pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para a Organização, o burnout não é uma condição médica, mas um fenômeno ligado ao trabalho. Já a depressão é uma doença psiquiátrica crônica. O estresse, por sua vez, é uma resposta do corpo às circunstâncias do dia a dia.
Mas, o burnout é um dos transtornos mais novos na lista dos especialistas.

A psicóloga Ana Maria Rossi, explica que ele se desenvolve gradualmente por conta de desajustes entre o trabalho e o indivíduo. Afeta homens e mulheres que vivem situações de estresse constante ou prolongado no ambiente de trabalho. A síndrome pode ser decorrente de uma carga horária excessiva, falta de reconhecimento dos chefes ou de um cansaço profundo, por exemplo.

Ana Maria Rossi, disse que uma pesquisa realizada pela organização ao longo de 2018 identificou que 72% dos brasileiros têm alguma sequela do burnout.

Então, se você não quer fazer parte das estatísticas do burnout, da depressão e do estresse toque sua vida com mais leveza. Ligue aquele botão do “não tô nem aí”, mas faça seu trabalho da melhor maneira possível, seja presente na vida da sua família e curta os seus amigos. Lembre-se; a vida é breve, mas cabe nela muito mais do que somos capazes de viver.

Foto: Reprodução/ Internet


Comentários

Escreva um Comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios*



Current track
Title
Artist

Background